Em livro sobre o Sul dos EUA, Sergio Poroger une fotografia, música e roadtrip

Capa do livro
Capa do livro “Cold Hot”

O fotógrafo e jornalista Sergio Poroger, da turma de 1976 da ECA, uniu três paixões para produzir seu livro Cold Hot: fotografia, música e roadtrip. Em 66 fotografias ele mostra sua jornada pelo Sul dos Estados Unidos, partindo da constatação de que imagens podem gerar sons, ainda que imaginários. Ele buscou explorar a influência da música nas paisagens, na arquitetura e nos costumes dos moradores. “As imagens mostram contrastes, por isso o nome Cold Hot. Dividi o livro em imagens frias (externas, de ruas, pontes, casas, muros) e quentes (internas, com energia, luz e cores).”

Sergio Poroger
Sergio Poroger com a câmera que usou para fazer as fotografias do livro

“Pesquisei a região por quase dois anos, pautado pela vontade de fotografar puramente a musicalidade da região. No entanto, acabei sendo surpreendido por uma parte diferente do restante dos Estados Unidos, onde a música influencia totalmente suas paisagens, arquitetura e os costumes de seus moradores, que também são diferentes – gostam de falar, gostam de conversar, são felizes e descontraídos. Um lugar, afinal, onde tudo vira música”, explica Sergio.

O fotógrafo viajante percorreu mais de 3 mil quilômetros, passando por diversos estados (Georgia, Tennessee, Mississipi, Louisiana e Texas) e pela lendária Blues Highway, a Rota 61, numa paisagem cheia de contrastes, mas com um ponto em comum: a musicalidade. O objetivo do Sergio foi captar a imensa diversidade musical do Sul dos EUA, abrangendo do velho e sagrado blues ao country, passando pelo jazz clássico e pelo rock and roll dos anos 50.

Além das fotos, Sergio escreveu o texto de apresentação e pequenos apontamentos que costuram as imagens. O livro tem curadoria de Eder Chiodetto, curador especializado em fotografia, jornalista, fotógrafo e autor.

Neste vídeo do programa Na Mira, do canal Arte1, Sergio fala mais sobre sua carreira e sobre o livro. Vale a pena conferir:

Compartilhe
There are 2 comments
  1. Valéria Oliveira

    Cold Hot é lindo … vale a pena ter um!

  2. Valéria Oliveira

    Cold Hot é lindo … vale a pena ter um !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

treze − 10 =