Ecanos estão entre os finalistas do Prêmio Jabuti 2021

A Câmara Brasileira do Livro anunciou esta semana os 10 finalistas de cada uma das 20 categorias do Prêmio Jabuti 2021. São 200 finalistas, escolhidos entre 3.422 inscritos. Em 16 de novembro será divulgada a lista com os cinco finalistas de cada categoria. Os vencedores das 20 categorias e o ganhador do Livro do Ano serão divulgados em 25 de novembro, em cerimônia online.

Entre esses primeiros 200 finalistas estão vários ex-alunos da ECA. São eles:

  • Na categoria Crônica, José Roberto Torero, com Diário do Bolso 4: 666 dias com a besta (Padaria de Livros).
  • Na categoria Artes, Aracy Amaral e Regina Teixeira de Barros, com Tarsila estudos e anotações (WMF Martins Fontes).
  • Na categoria Biografia, Documentário e Reportagem, Leonardo Sakamoto, com A escravidão contemporânea (Contexto), Patrícia Campos Mello, com A máquina do ódio (Companhia das Letras), Marília Aguiar, com Caí na estrada com os Novos Baianos (Agir Editora) e Camilo Vannuchi, com Vala de Perus, uma biografia : como um ossário clandestino foi utilizado para esconder mais de mil vítimas da ditadura (Alameda Casa Editorial).
  • Na categoria Ciências, Carlos Orsi Martinho (em coautoria com Natalia Pasternak Taschner), com Ciência no cotidiano: viva a razão. Abaixo a ignorância! (Contexto) e Nicole Anne Collet (tradução para o inglês), com Iconografia da paisagem brasileira (NAU Editora).
  • Na categoria Ciências Sociais, Mara Rovida, com Jornalismo das periferias (Crv).

Será que conseguimos identificar todos os ecanos finalistas do 63º Prêmio Jabuti ou deixamos escapar alguém? Se você conhece mais ecanos entre os finalistas, conta pra gente.

Link com os 200 primeiros finalistas

A edição deste ano registrou crescimento de 31% das obras inscritas em relação ao ano passado: foram 3.422 inscrições, com 127 selos editoriais e 8 autores independentes. A premiação deste ano homenageia o escritor Ignácio de Loyola Brandão.
Compartilhe
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze + 16 =