ECA Jr. completa 30 anos

Fundada em 1991, a ECA Jr. está completando 30 anos e celebrando seu pioneirismo: a primeira empresa júnior da ECA e a primeira agência júnior de comunicação do Brasil. Seu propósito é conectar os alunos com o mercado de trabalho. Sem fins lucrativos, a gestão da agência é feita 100% por alunos do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP) da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

A missão da ECA Jr. é proporcionar crescimento pessoal e profissional a seus membros, impulsionando seu repertório cultural e acadêmico para impactar pessoas e negócios por meio da comunicação. A agência pretende ser uma empresa júnior (EJ) de referência em comunicação e soluções de comunicação em âmbito nacional, seguindo as transformações sociais e mercadológicas. E está conseguindo! Federada ao Movimento Empresa Júnior, no ano passado alcançou as metas do movimento, tornando-se uma EJ de Alto Impacto, como contou ao ÁgoraECA Arthur Santos Sarti, diretor de Comunicação e Mídia da Gestão 21/22.

A agência oferece serviços de turismo (marketing turístico, roteiro turístico e consultoria de viagem), relações públicas (gerenciamento de mídias, assessoria de imprensa, plano de comunicação), publicidade (identidade visual, branding, design, campanha publicitária, cobertura fotográfica e audiovisual) e marketing digital (Facebook Ads, blog corporativo).

Há duas maneiras para os alunos do CRP ingressarem na agência: como colaboradores ou como integrantes da gestão da empresa. Os chamados “colab” participam de dois a três meses da equipe de eventos externos promovidos pela empresa. Os interessados devem preencher um formulário online no site da agência ou na sala da ECA Jr. no CRP. Para entrar como integrante da gestão é necessário passar por um processo seletivo, realizado uma vez por ano com o parceiro Cia de Talentos, para preencher as 23 vagas da empresa.

Ninguém está acima de ninguém. A gestão horizontal valoriza o conhecimento e a sensibilidade de quem passa pela agência. “A horizontalidade é pilar central da gestão da ECA Jr.”, diz Arthur Sarti. “É uma gestão cíclica, a cada 14 meses temos uma gestão completamente nova. Temos autonomia em tudo dentro da empresa, por ser horizontal. Isso proporciona aprendizados únicos de gerência e responsabilidade.” Nesse período de 14 meses, os 2 primeiros e os 2 últimos são de cogestão, “quando a nova gestão chega e passamos todo nosso conhecimento para eles”. A diretoria é formada por 23 pessoas divididas em 5 áreas: Administrativa, Planejamento e Redação, Criação e Produção, Relações Públicas e Turismo.

Quem são os clientes? Qualquer pessoa pode ser cliente da ECA Jr. Os serviços são pagos e não existe nenhum tipo de preferência de projeto. “Todos são bem-vindos, claro, quando enquadrados dentro da ética e dos princípios da empresa”, diz Arthur.

Entre os eventos realizados pela agência estão: Frenesia (festa temática para integrar universitários com comes e bebes, música e muita descontração), Desafio de Turismo (competição universitária nacional para solução de cases reais de Turismo), Café Acadêmico (conversa informal entre estudantes e personalidades das áreas de comunicação e arte), Matraca (primeira e maior feira de recrutamento e conteúdo para comunicadores do Brasil).

A agência tem parcerias com empresas e instituições como Procter & Gamble (P&G), Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), Grupo Cia de Talentos, Petra Belas Artes e Daiane Daumichen Psicóloga.

A ECA Jr. está localizada na Sala 2 do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP). Orçamentos podem ser solicitados pelo site: www.ecajr.com.br

Image module

Para comemorar os 30 anos da ECA Jr. e deixar a fachada do CRP de cara nova, a agência encomendou um grafite para o artista Luca Sacool. Segundo ele, o desenho foi inspirado no universo ecano e em sua nova roupagem visual. “Minha proposta foi uma pintura monocromática inspirada nos elementos e imagens da nova cara da ECA Jr. Meu trabalho é fruto de mais de dez anos atuando com grafite pelas cidades do Brasil. Hoje em dia realizo as minhas pinturas ainda na rua e também em grandes marcas e empresas. Eu amei trabalhar com a galera da ECA, fui super bem recebido. Foi muito divertido,” declarou Sacool.

“O grafite foi uma das principais comemorações dos 30 anos, representou uma renovação da parede da salinha e um marco muito importante. Foi encabeçado pela gestão anterior, mas nós da gestão atual também trabalhamos nessa campanha”, disse Arthur Sarti, que está no segundo semestre do curso de Relações Públicas.

Créditos:

Logo: ECA Jr.

Foto grafite: Regina Thompson

Compartilhe
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete + 1 =